25 maio 2012

Disputa pela prefeitura em 2012 entra na fase de definições

 Do blog Bequimão Agora

A pouco mais de duas semanas para o início das convenções partidárias — de 10 a 30 de junho — para definir candidatos a prefeito e a vereadores, o cenário começa a ganhar contornos definitivos no município de Bequimão. Três pré-candidaturas a prefeito estão postas: o atual prefeito Antônio Diniz (PDT), Zé Martins (PMDB), filho do ex-prefeito Juca Martins, e o vice-prefeito César Cantanhede (PTC). Veja como estão as articulações de cada pré-candidato:

  • Antônio Diniz: conta com o apoio declarado do PDT, PSB e PSDB. Sua base de sustentação na Câmara de Vereadores é constituída por cinco dos nove vereadores. Destes, quatro – Barbosa (DEM), Filuca (PDT), Sinhô (PSB) e Doutor (PDT) – já declararam apoio a seu projeto de reeleição. O prefeito trabalha nos bastidores para engrossar o leque de aliados e tenta conquistar novos apoios em partidos que formam a base de Juca Martins e de César Cantanhede. Seu objetivo é forçar a unidade dos partidos, que garantiu sua vitória em 2008.




  • César Cantanhede: tem entre os defensores de sua candidatura PTC, PT, PCdoB e PPS. aposta no cacife eleitoral do pai e ex-prefeito Leonardo Cantanhede. O ex-prefeito Bernal (PCdoB) e o superintendente do Incra-MA, Zé inácio (PT), são os principais articuladores da candidatura petecista. Tem ainda a simpatia do PPS e pode ter em seu palanque o vereador Fredson (PDT), caso se confirme o apoio dos socialistas. Pesa contra seu projeto a ameaça de intervenção estadual no PPS, PCdoB e até no próprio PTC, o que inviabilizaria sua pré-candidatura. Espera estar na frente de Antônio Diniz nas pesquisas para atrair o apoio de todo o grupo político de oposição aos Martins.

  • Zé Martins: Em tese é o pré-candidato com a maior tranquilidade partidária. Tem no seu arco de alianças o PMDB, PTB, PHS, DEM, PV, PP, PSL e PTN. Sua autossuficiência partidária é tanta que tem incomodado aliados. Tanto que teria se dado ao luxo de impor candidato a vice e coordenação de campanha. Este seria um dos motivos da insatisfação de parte do grupo. Por esta parte leia-se PP, PSL e PTN, que ameaçam inclusive desembarcar da candidatura do filho de Juca Martins, o que pode gerar uma crise sem precedentes às vésperas das convenções.

2 comentários:

  1. sou de bequimão e moro aqui em são luís tenho vergunha da cidade aonde nascir e morrei, pois todos que entram e sai não faz nada pela cidade passa ano e entra ano e se desenvolve,pos só querem embolçar dinheiro e não melhora a cidade em nada.ruas emboracada saude precaria,emfim são serie de fatores.

    ResponderExcluir
  2. É incrível como o Diniz tenta desesperadamente ter o apoio daqueles que ele desprezou durante todo esse tempo.E sabendo que não terá, apela para as direções estaduais dos partidos para que intervsnham na disputa local. Não tem mais jeito Diniz a merda que tu fez é tão grande que n/ dá mais p/ limpar te conforma. É O POVO Q/ TE ELEGEU Q/ NÃO TE QUER MAAAAAIIIIIISSSSSSSS! ACORDA CARA! Legenda partidária não vota, os caras de São Luís n/ votam aqui. O q/ tu tem q/ fazer é dar uma de mestre; DESISTA!

    ResponderExcluir